Conselheiro de Fernando de Noronha é denunciado por suspeita de agressão contra a esposa
16/01/2026
(Foto: Reprodução) Conselheiro de Fernando de Noronha é denunciado por suspeita de agressão à esposa
O conselheiro distrital de Fernando de Noronha, Ailton Araújo Júnior, foi denunciado pela Polícia Civil por suspeita de agressão física e ameaças contra a esposa. O caso ocorreu na ilha e é investigado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), após a conclusão do inquérito policial encaminhado à Justiça (veja vídeo acima). O conselheiro nega as acusações.
A vítima foi procurada pelo g1, mas não se manifestou até a publicação desta reportagem. De acordo com o inquérito, o caso aconteceu na madrugada de 26 de novembro, na casa do casal, localizada na Vila da Vacaria.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
As investigações apontaram que Ailton Júnior teria agredido a esposa após uma discussão motivada por ciúmes. Ainda segundo a polícia, ele teria feito ameaças de espancamento.
O conselheiro confirmou a existência do inquérito e que houve uma discussão entre o casal, mas negou qualquer tipo de agressão.
“A agressão não aconteceu. Minha esposa fez exame de corpo de delito, que comprovou que não houve violência. O que ocorreu foi uma briga, motivada por ciúmes, que ela acabou invertendo. O caso não foi enquadrado na Lei Maria da Penha”, afirmou o conselheiro.
A Lei Maria da Penha, sancionada em 2006, tem como objetivo combater a violência doméstica e familiar contra a mulher no Brasil. Ela é nomeada em homenagem à farmacêutica Maria da Penha, que sofreu tentativa de homicídio por parte de marido.
Relação
Ailton Júnior disse que mantém um relacionamento de 30 anos com a companheira, sendo 24 anos de casamento. Segundo ele, o casal está no Recife, hospedado no mesmo apartamento, mas ainda não sabe se continuará junto.
“Eu não tenho nada a ver com isso. Atualmente, a mulher tem mais direitos do que o homem. Há também a questão política: estamos em ano eleitoral, e sou candidato à reeleição para o Conselho Distrital. Mas sei que a acusação dela não é política, é pessoal”, afirmou Ailton.
Ailton Júnior é suspeito de agressão
Ana Clara Marinho/TV Globo
Outro caso
Este é o segundo caso de suspeita de agressão contra mulher registrado neste ano em Fernando de Noronha. Na primeira semana de 2025, a Polícia Civil iniciou a investigação de uma denúncia contra o então comandante da Polícia Militar na ilha, o tenente William Monteiro, acusado de agredir a namorada.
Segundo o advogado da vítima, o exame de corpo de delito confirmou as lesões. Após a denúncia, o militar foi afastado do cargo e transferido de Fernando de Noronha.
Promotoria
Em nota, o promotor de Justiça de Fernando de Noronha, Fernando Matos, informou que o Ministério Público tem o dever institucional de oferecer denúncia à Justiça quando há registro da ocorrência e indícios mínimos de autoria e materialidade do crime.
“Não faz diferença se o agressor é delegado, comandante da PM, conselheiro distrital ou ocupa qualquer outro cargo público. Todos são tratados com o mesmo rigor da lei penal aplicado a qualquer cidadão”, diz a nota.
O promotor afirmou ainda que não pode fornecer detalhes do processo, pois o caso do conselheiro tramita sob segredo de Justiça.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
o