Com rio em estado de alerta, Capivari faz retirarada preventiva de 9 famílias de áreas de risco para alagamentos
14/12/2025
(Foto: Reprodução) Rio Capivari atinge 1,68 na manhã deste domingo e famílias são retiradas preventivamente de áreas de risco para alagamentos
Defesa Civil de Capivari/Reprodução
Após o rio que corta a cidade atingir 1,68 m e entrar em estado de alerta para transbordamento com o alto volume de chuvas dos últimos dias , a Prefeitura de Capivari fez a retirada preventiva de nove famílias, totalizando 27 pessoas, residentes em áreas consideradas mais críticas do município.
Até o momento, não há pontos de alagamento nem residências atingidas na cidade. O rio transborda quando o nível chega aos 2 metros. As equipes da Defesa Civil e do Desenvolvimento Social de Capivari reforçam que a ação ocorreu de forma totalmente preventiva em meio aos alertas metereológicos.
"A ação reforça o caráter preventivo e de cuidado com a população, com o objetivo de evitar riscos e garantir o bem-estar das famílias", ressalta.
📞Em caso de necessidade, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 153, com atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana. O Corpo de Bombeiros atende pelo 193.
Segundo a prefeitura, em medição entre o fim da noite e madrugada deste domingo (14), o nível do Rio Capivari atingiu 1,68 m, sendo que o normal é de 0,80 m - o transbordamento ocorre a partir de 2 metros.
Por volta das 11h deste domingo (14), o nível do recuou para 1,58m, segundo a Defesa Civil da cidade.
Região pode ter sábado com chuva pela manhã; veja a previsão por cidade
"Essas famílias optaram por deixar suas residências de maneira antecipada e preventiva e estão acolhidas no abrigo da EICAP Aldo Silveira, no bairro Moreto. O local conta com toda a estrutura necessária para o acolhimento, garantindo segurança, alimentação e assistência, incluindo café da manhã, almoço, café da tarde e jantar", afirma a Defesa Civil.
Barragem Leopoldina
A administração destacou que a Barragem Leopoldina está aberta em 100% de sua capacidade atual desde a última segunda (8), quando o nível do rio ainda estava dentro da normalidade.
"A medida adotada de forma preventiva para suavizar a chegada das águas e reduzir, na medida do possível, o impacto gerado pelas cheias", completa.
Desassoreamento
Capivari realizou o desassoreamento do Rio Capivari, bem como de seus afluentes e córregos, um trabalho fundamental para a melhoria da vazão das águas e a redução dos impactos causados por períodos de chuvas intensas.
"Esse serviço preventivo tem papel decisivo no enfrentamento de eventos climáticos extremos, contribuindo diretamente para minimizar riscos de alagamentos e enchentes. Caso o desassoreamento não tivesse sido realizado, a situação atual do município poderia ser significativamente mais crítica, com níveis mais elevados do rio e maiores transtornos à população", destacou.
"Devido à chuva substancial que atingiu o município nas últimas 24 horas, alcançando cerca de 115 mm, sendo 77,7 mm na sexta-feira e 40 mm neste sábado, Capivari entra em estado de alerta, com todas as equipes da Prefeitura em prontidão para atender qualquer ocorrência", informou, em nota.
Defesa Civil de Capivari colocou a cidade em estado de alerta após alvo volume de chuvas e aumento do nível do rio, neste sábado (13)
Reprodução
Alerta de tempestades
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas amarelo e laranja de perigo tempestades em toda região de Piracicaba (SP) entre este sábado (13) e segunda-feira (15). Nos próximos dias, as temperaturas devem cair e há chances de ventania e granizo.
Piracicaba registrou 56 milímetros de chuvas em 24 horas. A metrópole somou mais de 40 quedas de árvores o temporal afetou rede elétrica, fiações e causou transtornos. Pontos turísticos foram fechados. Veja aqui.
O tempo deve permencer instável até o início da semana. Isso porque, conforme a Defesa Civil de São Paulo, uma frente fria avança lentamente e mantém chuva forte e risco elevado de transtornos no interior do estado até terça-feira (16).
⛈️O aviso do Inmet prevê ventos de 60 a 100 km/h, queda de granizo e chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora na região de Piracicaba.
Árvore de grande porte caiu sobre carro durante a chuva em Piracicaba
Edijan Del Santo/ EPTV
Frente fria
As chuvas seguem em todo fim de semana. Para segunda e terça, os acumulados de chuvas devem aumentar e solo permanece bastante úmido. "O risco de transtornos segue elevado, exigindo atenção redobrada de quem vive em áreas sujeitas a deslizamentos ou pontos de alagamento", alerta a Defesa Civil.
"A atuação prolongada do sistema deve trazer chuva persistente e, em alguns momentos, forte, além de raios, rajadas de vento e chance isolada de granizo. Com a chuva constante, aumenta o risco de alagamentos, enxurradas e outros transtornos, principalmente em áreas mais vulneráveis", analisa.
Piracicaba soma 43 árvores de grande porte caídas e força-tarefa atua nos rescaldos
Domingo
Segundo previsão da Defesa Civil, a frente fria deve permanecer praticamente parada na costa paulista, mantendo o tempo fechado e a chuva frequente ao longo do dia. Os volumes tendem a subir gradualmente, deixando o solo encharcado.
"O risco de alagamentos e deslizamentos fica maior, especialmente em municípios mais suscetíveis. A orientação é que a população acompanhe os avisos oficiais e siga as recomendações da Defesa Civil".
📲 Siga o g1 Piracicaba no Instagram
Temperaturas
🌧️Em Piracicaba (SP), o volume de chuva esperado chega a 18 milímetros para este domingo (14). Há previsão de chuvas mais carregadas até o fim do dia desta segunda-feira (15), com cinco milímetros de chuvas.
Na terça-feira (16), são previstos 14 milímetros para a metrópole, com temperaturas máximas em 29ºC.
Inmet
Segundo o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos em áreas urbanas e rurais.
O alerta é classificado como de perigo, o segundo nível mais alto da escala do órgão.
🟡 Amarelo: perigo potencial
🟠 Laranja: perigo
🔴 Vermelho: grande perigo
Região de Piracicaba tem alerta laranja para tempestades entre este domingo e segunda-feira
Reprodução/Inmet
Orientações
A Defesa Civil orienta a população a redobrar os cuidados durante períodos de chuva e ventos fortes, evitando transitar em locais alagados, estacionar veículos próximos a árvores ou construções em obra e circular em calçadas com árvores de médio e grande porte.
Também orientar ter atenção com possíveis quedas de postes e fiação energizada.
O Defesa Civil disponibiliza um canal de alertas meteorológicos. Para receber mensagens no celular, basta enviar um SMS com o número do CEP da residência para 40199. Outras informações estão disponíveis neste link.
Em caso de necessidade, a população pode acionar diretamente os órgãos de emergência. O atendimento dos Bombeiros está disponível pelo telefone 193, enquanto a Defesa Civil pode ser contatada pelo número 199.
Previsão do tempo
Piracicaba
Domingo (14): temperatura mínima de 22 °C e máxima de 29°C. Previsão de muitas nuvens com pancadas de chuva
Segunda-feira (15): temperatura mínima de 22 °C e máxima de 29°C.
Terça-feira (16): temperatura mínima de 18 °C e máxima de 30 °C
Quarta-feira (17): temperatura mínima de 17 °C e máxima de 25 °C
Veja os vídeos que estão em alta no g1
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e Região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba