Com duetos de frevo, fogos de artifício e misturas de ritmos, Galo da Madrugada arrasta multidão no maior bloco de rua do mundo
14/02/2026
(Foto: Reprodução) Elba Ramalho no desfile do Galo da Madrugada
Pontualmente, às 9h, os clarins e uma queima de fogos com duração de cinco minutos anunciaram o início do desfila do maior bloco do mundo, segundo o Guiness Book: o Galo da Madrugada estava nas ruas, saudando o carnaval.
Neste ano, o tema do desfile foi "Frevo no Planeta Galo", para passar uma mensagem em defesa do meio ambiente e contra a emissão de combustíveis fósseis.
✅ Receba as notícias do g1 PE no WhatsApp
Pela primeira vez, um presidente da República acompanha o desfile. Lula (PT) chegou ao camarote oficial do bloco às 10h10, ao lado da primeira-dama, Janja da Silva, e de outras autoridades, e ficou até por vola do meio-dia.
LEIA TAMBÉM:
Foliões dão show de fantasias e lotam ruas do Recife; FOTOS
No Recife, Lula acompanha desfile do Galo
A chuva que caiu sobre o Grande Recife desde quinta-feira (12) deu uma trégua e o povo brincou sob um sol escaldante, digno de um carnaval em Pernambuco. E, como de costume, o Galo reuniu famosos. Entre eles, estavam Lucy Alves, David Brazi, Roberta Miranda, Carlinhos Maia e muitos outros.
O primeiro trio a chegar na Praça Sérgio Loreto foi o da Orquestra Metais, com Ed Carlos, Irah Caldeira e Thiago Asfora.
Galo da Madrugada 2026
Wesley D'Almeida/Divulgação
O grupo veio acompanhado do Trio da Acessibilidade, com uma ala de pessoas com deficiência (PCD). Na sequência, o carro abre-alas trouxe a imagem de um galo de asas abertas para os foliões.
O segundo trio foi comandado pelo cantor Gustavo Travassos. O hino do Galo da Madrugada foi cantado e acompanhado a plenos pulmões pela multidão.
Foliões PCD no Galo da Madrugada 2026
Wesley D'Almeida/Divulgação
O presidente do maior bloco de Carnaval do mundo se emocionou no início do desfile: "Não tem como não se emocionar ao ver uma multidão tão feliz como essa", afirmou Rômulo Meneses.
O primeiro grande dueto do desfile foi entre Gustavo Travassos e Lula Queiroga, que agitaram os foliões com grandes clássicos, como "Frevo Energia".
Galo gigante do carnaval do Recife em 2026
Leo Caldas/g1
Presente no camarote oficial do Galo, a governadora Raquel Lyra (PSD) falou sobre o policiamento: "A segurança pública foi reforçada com os 'laranjinhas' [policiais militares] para que as pessoas possam brincar com tranquilidade".
Também no camarote, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), exaltou o Galo da Madrugada: "Quem faz essa festa, que arrasta milhões de foliões, é o povo. A prefeitura é apenas uma facilitadora", disse.
Raphaela Santos e Carlinhos Maia no Galo da Madrugada 2026
Rafael Souza/g1
Em sua estreia no Galo da Madrugada, a cantora Raphaela Santos comandou o terceiro trio e levantou o público. No repertório, sucessos como "Quem é louco entre nos" e "Você lembra".
A artista se encontrou com o influenciador digital Carlinhos Maia, na passarela do bloco. Também em seu primeiro desfile do Galo, Carlinhos Maia brincou com Rapha Santos: "Estamos perdendo nossa virgindade juntos".
O trio de Rapha Santos trouxe ainda uma surpresa, a pernambucana Lomma, também participando de seu primeiro desfile do Galo: "Tô muito nervosa, minha primeira vez no Galo. Parece que brota gente do chão", se impressionou, no alto do trio.
Galo gigante do carnaval do Recife em 2026
Leo Caldas/g1
Comandando o quarto trio, o cantor André Rio incendiou a festa mesmo com um início de chuva, que não assustou os foliões. Em dueto com Lucy Alves, fez uma homenagem a Reginaldo Rossi e cantaram juntos "Em plena lua de mel".
Um dos primeiros nomes do sertanejo feminino, a cantora Roberta Miranda foi celebrada pelo trio de Nena Queiroga. "Vamos reverenciar nossa majestade", pediu Nena. Roberta cantou um de seus maiores sucessos, "Majestade Sabiá".
Silvério Pessoa e Elba Ramalho cantam juntos no Galo da Madrugada
Rafael Souza/g1
A cantora Elba Ramalho foi muito festejada ao erguer a bandeira de Pernambuco (veja vídeo no início do texto). Ao som de "Voltei, Recife", a paraibana fez dueto com Silvério Pessoa. No trio elétrico de Elba, uma mensagem sobre a violência contra a mulher e a importunação sexual. "Lugar de mulher é onde ela quiser", disse a artista.
Presente no oitavo trio, Maestro Spok foi responsável pelo momento de maior bairrismo: "Vamos mostrar que Pernambuco é o único estado do Brasil que canta seu hino como um hino nacional", disse, para o delírio da multidão empolgada. "Isso aqui é de chorar", afirmou.
Galo da Madrugada 2026 - foliões
Wesley D'Almeida/Divulgação
Spok fez dueto com a cantora Pricila Senna, que cantou sucessos como "Alvejante". Ela recordou ainda canções da época em que era vocalista da banda Musa do Calypso, como "Novo Namorado".
Homenageado do Galo da Madrugada de 2026, o músico Marcelo Melo, um dos fundadores do Quinteto Violado, disse que o momento era especial: "É uma alegria muito grande. Ontem eu fiz 80 anos e a comemoração continua hoje e vai pelo ano inteiro", comemorou.
O presidente do maior bloco de Carnaval do mundo se emocionou desde o início do desfile. " Não tem como não se emocionar ao ver uma multidão tão feliz como essa", afirmou Rômulo Meneses.
Público lota o Galo da Madrugada no Recife
Leo Caldas/g1
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias