Circuito Dança das Águas promove intercâmbio e oficinas de danças amazônicas em Alter do Chão
30/01/2026
(Foto: Reprodução) Gilvana Borari ministra oficinas de danças amazônicas
Bárbara Vale
Oficinas gratuitas de danças amazônicas serão realizadas pelo projeto Circuito Dança das Águas neste sábado (31), na vila de Alter do Chão, em Santarém, oestes do Pará. O circuito é uma iniciativa de intercâmbio cultural e residência artística voltada às danças amazônicas. A proposta reúne artistas, agentes culturais e comunidades em processos de criação, formação e troca de saberes, valorizando manifestações tradicionais como: o Carimbó, o Lundu, o Boi-Bumbá e as danças tribais.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Idealizado pela agente cultural Gilvana Borari, o projeto busca fortalecer a identidade cultural amazônica, ampliar redes entre artistas da região e promover a circulação de conhecimentos ancestrais, entendendo a dança como prática cultural, expressão política e ferramenta de fortalecimento dos territórios. Ao longo de sua programação, o Circuito Dança das Águas realiza oficinas, painéis de debate e a criação de um espetáculo de dança.
Na primeira ação aberta ao público, neste sábado, as atividades ocorrem das 14h às 17h50, no Espaço Cultural Katumawa Iwí. As oficinas de Danças Amazônicas serão ministradas por Gilvana Borari e artistas convidados.
No mesmo dia e local, das 18h às 20h, serão realizados dois painéis gratuitos. O primeiro painel, intitulado: Corpo, Cultura Popular e Processos de Criação Cênica, será das 18h às 18h45, com a participação de Ericky Nakanome, Yuri Matias, Samuel Tiago, Lara Taís, Maria Eulália e Crhistian Cota. O segundo painel, das 19h às 20h, abordará o tema Gestão e Criação Artística na Cultura Popular Amazônica, com Ericky Nakanome, Yuri Matias, Samuel Tiago, Ana Maria Pinho e Osmar Vieira.
Todas as atividades do dia são gratuitas, incluindo oficinas, painéis e participação do público. As inscrições para as oficinas já estão abertas e devem ser realizadas por meio de formulário online disponível AQUI.
O projeto Circuito Dança das Águas foi contemplado no Edital de Chamamento Público nº 05/2025, da Lei Aldir Blanc Estadual, na categoria Dança, reafirmando seu compromisso com a democratização do acesso à cultura e o fortalecimento das expressões artísticas amazônicas.
Serviço
Circuito Dança das Águas – Oficinas Gratuitas
Local: Espaço Cultural Katumawa Iwí – Alter do Chão (PA)
Data: 31 de janeiro
Horário: 14h às 20h
Programação Oficinas de Carimbó, Lundu, Danças Tribais e Boi-Bumbá
Painéis de debate sobre criação cênica e gestão cultural na Amazônia.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região