Chuva atinge cidade de SP e deixa toda capital em estado de atenção; Defesa Civil emite alerta extremo com toque de sirene
17/01/2026
(Foto: Reprodução) Cidade de SP entra em estado de atenção para alagamentos neste sábado
Uma chuva forte atinge a cidade de São Paulo neste sábado (17). O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) colocou toda a capital paulista em estado de atenção para alagamentos às 17h49. Inicialmente, estavam em atenção a Zona Sul, a Zona Sudeste, a Zona Leste e a Marginal Tietê.
A Defesa Civil emitiu um alerta extremo nos celulares dos moradores. A mensagem, que chegou com som semelhante ao de sirene, informou que a chuva forte estava se espalhando. "Tem raios e vento. Atinge áreas vizinhas. Mantenha-se em local seguro", afirmou o órgão no alerta.
De acordo com o CGE, áreas de instabilidade formadas pela combinação de calor e a entrada da brisa marítima estão provocando chuvas inicialmente isoladas, mas com até forte intensidade entre Capela do Socorro, Cidade Ademar, Santo Amaro, Jabaquara e Ipiranga, na Zona Sul, e na Zona Leste entre as subprefeituras da Mooca, Penha, Aricanduva/Vila Formosa, Vila Prudente e Sapopemba.
Ainda conforme o CGE, o deslocamento lento das precipitações favorece a formação de alagamentos intransitáveis, enxurradas repentinas e o transbordamento de pequenos rios e córregos.
Chuva no bairro Saúde, Zona Sul de SP, neste sábado (17)
Arquivo Pessoal
Defesa Civil emitiu alerta extremo neste sábado (17)
Arquivo Pessoal
Cidade de SP entra em estado de atenção para alagamentos
Cau Rodrigues/g1