Cetamina, fentanil e midazolam: veja riscos de anestésicos vendidos como drogas recreativas no Amapá
10/02/2026
(Foto: Reprodução) Técnica de enfermagem é suspeita de desviar medicamentos hospitalares para tráfico no AP
Durante a Operação Cura Reversa, em Macapá(AP), uma técnica de enfermagem de 37 anos, suspeita de tráfico, foi presa com diversas ampolas de medicamentos hospitalares controlados e porções de cocaína. As substâncias potentes — cetamina, fentanil e midazolam — são usadas para anestesia em procedimentos médicos.
A mulher foi presa nesta segunda-feira (9) em frente ao Hospital da Criança e Adolescente (HCA-PAI), onde trabalhava. Em nota, o HCA afirmou que está à disposição das autoridades (Veja a nota na íntegra no final da reportagem).
Baixe o app do g1 para ver notícias do AP em tempo real e de graça
Em investigações anteriores, a Denarc já havia apreendido 158 ampolas de cetamina, reforçando a suspeita de um esquema de desvio e comércio ilegal.
O que cada substância faz?
Cetamina: conhecida como 'tranquilizante para cavalos', a droga é utilizada para induzir e manter anestesia. Pode causar estado de transe, alívio da dor, sedação e perda de memória.
Midazolam: medicamento sedativo e ansiolítico, usado para relaxamento e indução do sono em procedimentos médicos.
Fentanil: opioide sintético extremamente potente, indicado para controle de dor intensa. O uso indevido pode causar dependência e risco de overdose.
Segundo o delegado Leonardo Alves, da Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc), o uso dessas drogas fora do ambiente hospitalar pode provocar experiências dissociativas.
"A sensação da pessoa que utiliza essa droga de forma recreativa é uma espécie de experiência extracorpórea, uma experiência de quase morte. A pessoa fica dopada, em tese ali, dormindo, sonhando, mas tem sensações fora do corpo", disse.
LEIA MAIS:
Técnica de enfermagem é presa suspeita de desviar medicamentos hospitalares para tráfico no AP
VÍDEO: incêndio destrói casa e atinge outra residência em Santana
Brasileiro relata rotina de medo nos EUA após avanço de políticas anti-imigração de Trump
O delegado explicou ainda que cada ampola pode chegar a R$ 250 e que o tipo de substância não tem o mesmo público de drogas como a maconha ou crack.
“É um nicho específico, porque o valor agregado é muito mais alto. Existe sim um público para esse tipo de substância”, completou.
A Polícia Civil segue investigando para identificar outros envolvidos no esquema e entender há quanto tempo o comércio ilegal vinha acontecendo.
O caso foi comunicado ao Poder Judiciário, e a mulher passará por audiência de custódia. A investigação continua para identificar possíveis coautores ou outros envolvidos no esquema.
Veja a nota do HCA na íntegra:
A direção do Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) informa que, nesta segunda-feira, 9, a Polícia Civil realizou uma ação de caráter estritamente policial envolvendo uma servidora efetiva do Estado, técnica de enfermagem, vinculada à unidade.
A abordagem ocorreu fora do exercício das atividades assistenciais e não teve qualquer relação com os serviços prestados pelo hospital. O HCA não foi alvo da ação, não integra o polo da investigação e não foi previamente acionado, tratando-se de procedimento conduzido exclusivamente pela autoridade policial.
Considerando que a investigação tramita sob sigilo, não é possível fornecer informações. A direção do hospital permanece integralmente à disposição das autoridades competentes, colaborando com tudo o que for formalmente solicitado.
A direção do HCA reafirma seu compromisso com a legalidade, a transparência, o respeito às instituições e a garantia do pleno funcionamento dos serviços de saúde, que seguem sendo prestados normalmente à população.
Fentanil: opioide sintético extremamente potente, indicado para controle de dor intensa
Divulgação/Polícia Civil
Técnica de enfermagem é presa com medicamentos hospitalares
Divulgação/Polícia Civil
Técnica de enfermagem é presa suspeita de desviar medicamentos hospitalares para tráfico no AP
Divulgação/Polícia Civil
Ampolas de medicamentos foram apreendidas com a mulher
Divulgação/Polícia Civil
Medicamentos foram encontrados dentro da mochila da mulher
Divulgação/Polícia Civil
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
VÍDEOS: reveja os vídeos mais recentes do g1 Amapá| em G1 / AP / Amapá