Cachorro morre após ataque de pitbull em bairro de Varginha; moradores dizem que não foi a primeira vez
18/12/2025
(Foto: Reprodução) Cão morre após ser atacado por pitbull sem focinheira em Varginha
Um cachorro que foi atacado por um pitbull no bairro Novo Tempo, em Varginha, morreu nesta quinta-feira (18). Segundo moradores, essa não foi a primeira vez que o mesmo cão atacou outros animais na região.
📲 Siga a página do g1 Sul de Minas no Instagram
Na rua ainda há marcas do ataque. Em imagens feitas por moradores, é possível ver o momento em que o pitbull ataca o cachorro conhecido como Farofa. Moradores tentaram separar a briga usando um cano de PVC, mas não conseguiram.
Outra câmera de segurança mostra o momento em que Farofa está no portão de casa. Crianças percebem a chegada do pitbull e correm para se esconder em uma residência. Logo depois, o animal ataca o cachorro.
A estudante Rebeca Helena Pereira Amaral conta que estava em casa quando o cão dela, de 8 anos, foi atacado.
“Quando eu saí eu vi minha mãe chorando, aí eu vi uma muvuca. Olhei para o mato e o Farofa estava sendo pego pelo cachorro. Eu fiquei desesperada, corri até aqui, mas não consegui fazer nada, fiquei em choque. Depois ele foi para o meio da rua, começou a morder muito. O moço colocou a coleira nele e foi puxando o cachorro, só que nisso puxava também o meu cachorro, por isso que ficou essa marca de sangue aqui”, disse.
Cachorro morre após ataque de pitbull em bairro de Varginha
Reprodução EPTV
Um dia após o ataque, crianças voltaram a brincar na rua normalmente, mas moradores relatam preocupação. Rebeca afirma que o pitbull já teria atacado outras vezes no bairro.
“Esse pitbull já atacou três vezes. Teve um cachorro que precisou amputar a perna. O Farofa vai ficar sempre no coração, porque saía comigo, ficava no ponto e me esperava quando eu voltava da escola”, contou.
Em Minas Gerais, uma lei de janeiro de 2025 determina regras específicas para cães de grande porte, como Pitbull, Rottweiler, Doberman e Fila Brasileiro. A legislação exige uso de focinheira, coleira de identificação com nome, telefone e endereço do tutor, além de obrigar que a condução seja feita apenas por maiores de 18 anos. O descumprimento pode gerar multa.
O biólogo e adestrador de cães Mateus Silveira de Almeida explica que o pitbull não é agressivo por natureza.
“É um mito que o pitbull seja violento. Assim como outras raças de grande porte, ele pode ficar agressivo. O manejo adequado desde filhote é essencial, apresentando o cachorro a pessoas e outros animais entre 30 e 90 dias. Muitos donos negligenciam essa fase e só trabalham isso quando o cachorro já está reativo”, afirma.
Cachorro morre após ataque de pitbull em bairro de Varginha
Reprodução EPTV
Ele também orienta o que fazer em caso de ataque. “Quanto mais a gente grita ou bate no cachorro, mais agressivo ele fica. A forma mais segura é a asfixia mecânica, usando coleira, corda ou cinto, até que ele solte a vítima, para então retirar a pessoa ou o animal com segurança”, explica.
A Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal foram acionadas. O pitbull foi levado para o canil municipal e permanece isolado por ser de grande porte.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas