Brasileiros deportados do EUA: 15º voo enviado pelo governo Trump chega a Confins
07/08/2025
(Foto: Reprodução) Brasileiros deportados do EUA: 15º voo enviado pelo governo Trump chega a Confins
Um avião com 100 brasileiros deportados dos Estados Unidos pousou na tarde desta quinta-feira (7) no Aeroporto Internacional de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Este foi o 15º voo do tipo autorizado pelo governo norte-americano neste ano.
O avião decolou do Texas e seguiu diretamente para Minas Gerais, sem escalas. De acordo com o Ministério dos Direitos Humanos, o aeroporto de Confins foi escolhido por oferecer estrutura adequada para o atendimento humanitário e por estar mais próximo da origem de boa parte dos deportados, já que muitos deles são naturais de Minas Gerais.
Entre os repatriados estão 95 homens e cinco mulheres, todos desacompanhados. Segundo as autoridades, em voos anteriores, algumas aeronaves chegaram a fazer escala em Fortaleza, cidade mais próxima do território norte-americano.
O objetivo era reduzir o tempo em que os passageiros permaneciam algemados, medida adotada pelas autoridades americanas durante o transporte.
Dessa vez, no entanto, não houve parada na capital cearense. Ainda conforme o Ministério dos Direitos Humanos, foram oferecidas vacinas contra caxumba, rubéola e sarampo para os deportados que desejassem se imunizar.
LEIA TAMBÉM:
Como é o processo de deportação nos Estados Unidos?
Do sonho ao medo: brasileiros ilegais nos EUA têm rotina transformada por risco da deportação
Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte
Reprodução/TV Globo