Benim: militares anunciam tomada de poder às vésperas de eleições
Um grupo de soldados na televisão nacional do Benim afirmou ter tomado o poder no país da África Ocidental neste domingo (7), no mais recente abalo às normas democráticas na instável região.
"O Exército se compromete solenemente a dar ao povo beninense a esperança de uma verdadeira nova era, onde fraternidade, justiça e trabalho prevaleçam", disse um dos militares ao ler uma declaração, ladeado por cerca de meia dúzia de outros soldados, alguns usando capacete.
"A Constituição está suspensa. Todas as instituições estão dissolvidas e as atividades de partidos políticos suspensas até novo aviso."
Um porta-voz do governo não respondeu de imediato a um pedido de comentário.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
O anúncio ocorreu enquanto o Benim se preparava para a eleição presidencial de abril, que marcaria o fim do mandato do atual presidente Patrice Talon, no poder desde 2016.
A coalizão governista havia indicado o ministro das Finanças, Romuald Wadagni, como candidato, colocando um dos principais formuladores da política econômica do governo para dar continuidade à agenda de reformas caso eleito.
A decisão de Talon de deixar o cargo após dois mandatos é incomum na África Ocidental e Central, onde as normas democráticas estão sob crescente pressão.
Um golpe no mês passado na Guiné-Bissau foi o nono na região desde 2020.
Notícia em atualização.FONTE: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/12/07/benim-militares-anunciam-tomada-de-poder-as-vesperas-de-eleicoes.ghtml