Áudio revela último contato de ciclistas perdidos em trilha de SP: 'Não sei se nós vamos chegar hoje'; ouça
19/01/2026
(Foto: Reprodução) Áudio mostra último contato de ciclista que se perdeu com amigo em trilha de SP
O g1 teve acesso ao áudio feito por Gilberto Alves, de 62 anos, antes de desaparecer com o amigo Carlos Gomes Pereira, de 56, durante uma trilha de bicicleta em Juquitiba (SP) na última quarta-feira (14). A mensagem de voz foi enviada via WhatsApp para o cunhado dele, marido da irmã (ouça acima).
"Oh, meu filho. Nós viemos fazer a trilha aqui e se perdemos. Agora, nós estamos descendo o rio, entendeu? Não sei se nós vamos chegar hoje não", disse Gilberto no áudio. Ao fundo da mensagem de voz, é possível escutar um barulho de água.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Ana Carolina Almeida, de 39 anos, filha de Gilberto, contou ao g1 que os ciclistas iniciaram a pedalada às 9h da última quarta-feira. O áudio foi enviado por volta das 15h do mesmo dia, sendo a última notícia do ciclista à família.
Ainda de acordo com a filha de Gilberto, os homens levaram apenas água. "Ele já andava de bike, porém aqui na região não tinha costume de andar. O amigo dele tinha experiência [...]. Estamos inconformados; é difícil", lamentou Ana.
Áudio feito por Gilberto Alves, de 62 anos, foi o último contato do ciclista com a família
Arquivo Pessoal
De acordo com o boletim de ocorrência (BO), Gilberto estava com uma camisa azul, bermuda preta e tênis branco, enquanto Carlos vestia uma bermuda cinza e um tênis, que não teve a cor especificada no registro policial. Cada um levava a sua bicicleta.
Percurso
Conforme divulgado pelo Corpo de Bombeiros, os homens entraram na Estrada do Jacuba, em Juquitiba, em direção à Trilha da Pedra Lisa, na Serra do Mar. Segundo a corporação, o objetivo era chegar à Cachoeira da Salete.
Ainda de acordo com os bombeiros, a topografia da região indica que os ciclistas seguiram em direção ao Rio São Lourencinho, que deságua em Peruíbe (SP).
Gilberto Alves (à esq.) e o amigo Carlos Gomes Pereira (à dir.) estão desaparecidos
Arquivo Pessoal
Buscas
A filha de Gilberto acionou o Corpo de Bombeiros e registrou o BO na quinta-feira (15), quando foi informada pela tia, irmã do pai, sobre o desaparecimento.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), as buscas do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil continuam nesta segunda-feira (19). "Quatro viaturas, um drone e um helicóptero Águia estão sendo empregados no apoio", afirmou a pasta, por meio de nota.
Também em nota, o 6° Grupamento de Bombeiros (GB) informou no domingo (18), que as equipes subiram o Rio São Lourencinho em direção à Cachoeira da Salete, "fazendo a varredura do terreno minuciosamente". O 18° GB também participou das buscas por Gilberto e Carlos.
Quem são os desaparecidos?
Carlos Gomes Pereira (à esq.) e o amigo Gilberto Alves (à dir.) estão desaparecidos
Arquivo Pessoal
Ana afirmou que o pai é morador de Embu das Artes (SP) e o amigo reside em Campo Limpo (SP). Ela destacou que os dois gostam de aventura, de pescar e andar de bicicleta. O g1 não localizou a família de Carlos até a última atualização desta reportagem.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos