Audiência sobre aterro sanitário é suspensa após confusão generalizada em Acará, no PA
20/02/2026
(Foto: Reprodução) Audiência pública termina em tumulto no município de Acará, no Pará
A audiência pública convocada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas), sobre a instalação de um aterro sanitário em Acará, no nordeste do Pará, foi suspensa após uma confusão generalizada na tarde desta sexta-feira (20).
A Defensoria Pública do Estado do Pará já havia pedido a suspensão da audiência sobre a instalação da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos (CTR), mas o Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) negou o pedido e manteve a realização do evento.
✅ Clique e siga o canal do g1 PA no WhatsApp
Em nota, a Ciclus Amazônia, empresa responsável pelo processo de licenciamento ambiental, informou que lamenta os acontecimentos registrados no Ginásio Dicão.
Segundo a empresa, a audiência pública “constitui etapa legal obrigatória do processo de licenciamento ambiental e será reagendada pelos órgãos competentes, de modo a assegurar a participação da sociedade”.
Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram a confusão entre manifestantes, seguranças e policiais militares.
Pneus foram queimados, e policiais da tropa de choque atiraram balas de borracha e spray de pimenta contra os manifestantes.
Audiência sobre aterro em Acará é interrompida após confronto entre manifestantes e PM.
Reprodução/Redes sociais
Houve correria e gritos pelas ruas no entorno do Ginásio Dicão. Vídeos também mostram pessoas precisando de ajuda após a briga generalizada. Dentro do ginásio, várias cadeiras foram quebradas.
Por meio de nota, a Semas informou que “o processo de licenciamento já havia sido indeferido pelo Estado após análise técnica, mas, por determinação da Justiça, a análise foi retomada e está em andamento. Até o momento, não há elementos técnicos que permitam a emissão da licença”.
A Ciclus Amazônia informou ainda que “permanece à disposição para prestar todos os esclarecimentos necessários e aguardará as deliberações institucionais sobre os próximos trâmites”.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA