Apple troca chefia de IA em meio à pressão por avanços na tecnologia; saiba mais
02/12/2025
(Foto: Reprodução) Logo da Apple
Unsplash/ Zhiyue
A Apple anunciou nesta segunda-feira (2) que o diretor de sua equipe de Inteligência Artificial (IA), John Giannandrea, deixará o cargo, que será ocupado por Amar Subramany.
A mudança acontece em um momento em que a empresa está sob pressão na corrida pela IA e tenta demonstrar que não está atrasada em relação aos rivais Google, Microsoft, OpenAI e outros, que oferecem modelos cada vez mais avançados (veja mais abaixo).
A Apple vem sendo criticada por apresentar atrasos na integração da IA a seus produtos. No início do ano, a empresa com sede na Califórnia adiou para 2026 o lançamento da versão aprimorada de seu assistente de voz Siri.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
A brasileira que viraliza traduzindo o caos da IA: 'As pessoas estão perdidas'
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Troca de liderança
Giannandrea, vice-presidente sênior de 'Machine Learning' (ML) e Estratégia de IA da Apple, permanecerá como consultor até sua aposentadoria, prevista para o início de 2026, informou a empresa.
"Somos gratos pelo papel que John desempenhou na construção e no avanço do nosso trabalho em IA", disse Tim Cook, CEO da Apple.
Em seu lugar, Subramanya entra na empresa como vice-presidente e liderará "áreas críticas", que incluem os modelos fundamentais de IA e ML.
Cook destacou que a IA é "central na estratégia da Apple" e afirmou que Subramanya trará uma "experiência extraordinária em IA" para sua função.
Subramanya foi recentemente vice-presidente corporativo de IA na Microsoft. Antes, ele passou 16 anos no Google, onde foi chefe de engenharia para o assistente digital Gemini.
Veja mais:
Amazon e Google lançam serviço de nuvem em conjunto
Agentes de IA viram aposta das empresas, e quem domina a tecnologia pode ganhar até R$ 20