Agência marítima da ONU anuncia megaoperação para ajudar a retirar 11 mil marinheiros presos no Golfo Pérsico

  • 23/06/2026
(Foto: Reprodução)
Embarcações no Estreito de Ormuz , vistas de Musandam, Omã, 15 de junho de 2026 REUTERS/Stringer A Organização Marítima Internacional a ONU anunciou nesta terça-feira (23) uma operação "em larga escala" para ajuda a escoar de forma segura pelo Estreito de Ormuz navios comerciais que ficaram retidos no Golfo Pérsico por conta da guerra entre EUA e Irã. A operação terá como foco evacuar mais de 11.000 marinheiros que ficaram "presos" no Golfo durante o conflito, segundo a agência. ✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp "Esta operação de grande escala será realizada em estreita cooperação com o Irã, Omã, todos os demais Estados costeiros da região, os Estados Unidos e a indústria marítima. Garantimos as condições de segurança necessárias e verificamos minuciosamente as condições para uma navegação segura a fim de apoiar essas operações", disse o secretário-geral da OMI, Arsenio Dominguez, em comunicado. Segundo a OMI, essa operação, feita em caráter excepcional, é necessária porque a quantidade de navios que ficaram retidos no Golfo Pérsico durante a guerra não permite que a passagem por Ormuz seja feita de forma segura com o sistema regular de tráfego. Agora no g1 Dominguez afirmou que a operação será realizada "após meses de dificuldades e sofrimento para milhares de marinheiros inocentes" no Oriente Médio e após a OMI garantir as condições de segurança necessárias para uma navegação segura. O plano foi anunciado cerca de uma semana após os EUA e o Irã terem assinado um acordo de paz provisório na guerra no Oriente Médio, que marcou o fim dos combates após pouco mais de três meses. Disputa por Ormuz O Irã afirmou nesta terça-feira (23) que apenas um certo número de embarcações por dia está autorizado a passar pelo Estreito de Ormuz, e que essa quantidade deve variar diariamente de acordo com as condições na região. A informação, veiculada pela agência estatal iraniana Tasnim com uma autoridade militar, adiciona uma nova camada à reabertura de Ormuz, determinada pelo acordo de paz assinado entre EUA e Irã na semana passada —o documento, no entanto, não citava tal limitação. O Irã não mencionou uma quantidade estimada de navios permitidos a passar pelo local. EUA e Irã também travam uma disputa sobre quem controlará o estreito no pós-guerra e outras questões, como a possível cobrança de taxas feita por Teerã. Na segunda, o presidente norte-americano, Donald Trump, disse que Ormuz estava "totalmente aberto", já o Irã tem ameaçado fechar novamente o estreito por conta de ataques de Israel no Líbano. Por enquanto, sites de monitoramento de tráfego marítimo registraram na segunda-feira o tráfego mais intenso por Ormuz desde o início da guerra no Oriente Médio: pelo menos 35 navios comerciais passaram pela região. Nesta terça-feira, Trump disse que 19 milhões de barris de petróleo passaram por Ormuz na segunda, o que chamou de um "recorde histórico". O Irã e o Omã afirmaram nesta terça que vão estudar uma futura administração conjunta de Ormuz, com a cobrança de custos pelos serviços prestados. Com a declaração conjunta, os dois países insistiram na soberania sobre a via marítima no Oriente Médio.

FONTE: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2026/06/23/agencia-maritima-onu-anuncia-evacuacao-11-mil-marinheiros-estreito-de-ormuz.ghtml


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. saudade da minha vida

gustavo lima

top2
2. uai

zé neto e cristiano

top3
3. rancorosa

henrique e juliano

top4
4. eu e voce

jorge e matheus

top5
5. solteirou

luan santana

Anunciantes