'Achei que eram bandidos', diz viúva de produtor rural morto a tiros dentro de casa durante ação da BM em Pelotas
15/01/2026
(Foto: Reprodução) 'Achei que eram bandidos', diz viúva de produtor rural morto em ação da PM no RS
Raquel Nornberg, viúva do produtor rural morto a tiros durante uma ação da Brigada Militar (BM) na zona rural de Pelotas achou que estava diante de bandidos, em razão da truculência e do linguajar usado pelos policiais na abordagem. A vítima foi identificada como Marcos Nornberg, de 48 anos.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Raquel acredita que os PMs confundiram o marido e relata que em nenhum momento os policiais disseram se estavam no local para alguma operação ou para cumprir alguma ordem judicial.
"A gente achou que era bandido, a gente jamais imaginou que era polícia. Abriram meu roupão, debocharam de mim, mandaram eu me ajoelhar em cima do lugar que estava cheio de caco de vidro [estilhaçados após tiros atingirem uma janela]. Foi uma brutalidade. O tempo inteiro eu achei que eram bandidos", conta.
A mulher evitou contato visual com os policiais e diz que só percebeu que se tratavam de PMs depois de ver os uniformes que eles vestiam. Ela ainda relata que os PMs perguntaram o nome dos moradores e não acreditaram quando eles se identificaram.
"Não consigo entender que a polícia faça uma ação dessas e trate pessoas do bem como criminosas. É uma dor que tu não tem noção. Eu tô devastada, eu não tô acreditando ainda", complementa.
Antes de ir para Pelotas, Marcos morou em Caxias do Sul. De acordo com a companheira, o produtor se mudou para o município do Sul em busca de paz.
O homem ficou responsável pela produção da família depois que o pai perdeu um dos braços em decorrência de um câncer. Eles plantavam morango e milho doce para depois vender em feiras.
Esposa de produtor rural morto a tiros dentro de casa durante ação da BM em Pelotas
Reprodução/RBS TV
O caso
O fato aconteceu na madrugada desta quinta (15). De acordo com a viúva, o casal estava dormindo quando percebeu movimentação no pátio da propriedade, localizada na Estrada da Cascata. Marcos teria saído para verificar e, em seguida, ela ouviu gritos e disparos. O homem morreu no local.
A Polícia Civil confirma que se tratava de uma ação da Brigada Militar e que os agentes estavam em busca de uma quadrilha da região. O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios de Pelotas.
O governador Eduardo Leite pediu "rigorosa apuração" sobre a conduta da Brigada Militar no caso: "O importante é que haja sempre uma Corregedoria com força para fazer a investigação. Ainda merece abertura de processos internos para apurar em que condições essa atuação se deu", afirmou.
"São homens e mulheres, são seres humanos que buscam sempre acertar. Nem sempre, eventualmente, acertam, mas na maior parte das vezes acertam e tem todo o nosso crédito", completou o governador.
Produtor rural é morto a tiros dentro de casa por PMs durante ação em Pelotas
VÍDEOS: Tudo sobre o RS